Ásia

Indonésia: Número de mortos nas inundações sobe para 66

O número de mortos por inundações e deslizamentos de terra na Indonésia aumentou para pelo menos 66 pessoas. Entretanto as autoridades do país alertaram os moradores sobre fortes chuvas nos próximos dias.

Bairros inteiros da capital Jacarta e as suas cidades satélites, com uma população de cerca de 30 milhões de pessoas, ficaram submersos na semana passada devido a inundações que forçaram dezenas de milhares pessoas a recorrer a abrigos temporários.

“Cinco dias após as enchentes, contam-se pelao menos 66 mortos”, disse Agus Wibowo, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, nesta segunda-feira.

Nove pessoas morreram em Jacarta, enquanto o restante das mortes ocorreu em distritos vizinhos, segundo a agência.

As autoridades pediram aos moradores que tomassem precauções e salvaguardassem os seus bens perante as previsões de mais tempestades para os próximos dias.

“Ainda há probabilidade de chuvas médias a fortes com raios, trovões e ventos fortes” na grande Jacarta, informou a agência meteorológica da Indonésia em comunicado.

O dilúvio da semana passada foi o mais grave na capital desde que há registos no século XIX, disse o departamento.

Cerca de 377 mm de chuva atingiram partes da vasta cidade, com as águas da enchente a atingirem o segundo andar de alguns prédios depois de os rios terem transbordado.

Localizada no cinturão equatorial, a Indonésia, com o seu clima tropical, sofre frequentemente inundações e deslizamentos de terra, provocados principalmente por chuvas das monções entre outubro e abril.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo