O presidente “Jokowi” Widodo pediu à população que apoiasse e preservasse ainda mais a ideologia do estado de Pancasila e permanecesse otimista face aos desafios atuais apresentados pela pandemia do COVID-19.
“Este ano, comemoramos o Dia de Pancasila em clima de pandemia do COVID-19. Uma situação que pôs à prova o nosso espírito como nação, os nossos sacrifícios, disciplina, obediência e calma na tomada de decisões rápidas e corretas“, disse Jokowi durante a comemoração virtual do dia de Pancasila no palácio Bogor, em Java Ocidental, esta segunda-feira.
“Somos gratos por Pancasila continuar a ser a nossa estrela-guia enquanto enfrentamos todos esses desafios. Inspirou-nos e fortaleceu a nossa unidade [..] e elevou os nossos espíritos para enfrentar todas as dificuldades e desafios“, declarou o governante.
No seu discurso, Jokowi também pediu a todos os funcionários do governo que prestassem atenção àqueles que enfrentam dificuldades económicas e servissem o povo de forma igual, sem diferenciar etnia, religião, raça ou afiliação.
“Precisamos fortalecer a nossa unidade, ajudar uns aos outros, cooperar e permanecer otimistas de que emergiremos como vencedores de todos os desafios”, disse Jokowi, referindo que os desafios atuais serão difíceis de superar e que a Indonésia ainda enfrentará tempos difíceis no próximo ano, lembrando a todos que se mantenham otimistas, que mantenham o espírito e forjem um país mais forte e mais unido.
O presidente também enfatizou a importância de encontrar soluções inovadoras em tempo de pandemia do COVID-19. “Como uma grande nação, temos que sair vencedores. Não devemos parar de criar, inovar e alcançar [grandes] coisas durante a pandemia do COVID-19. Vamos provar a nossa resiliência e conquistar o nosso futuro“, afirmou.
O primeiro de junho se tornou oficialmente um feriado nacional para comemorar o nascimento de Pancasila depois de Jokowi ter assinado um decreto presidencial em 2016, numa tentativa de promover a ideologia do estado como um modo de vida para todos os cidadãos.