Ásia

Indonésia: Sismo e tsunami causaram prejuízos de 911 milhões de dólares

As autoridades da Indonésia estimam que os prejuízos causados pelo terramoto e tsunami ascendam 911 milhões de dólares, informa o The Jakarta Post.

“O terramoto e o tsunami que devastou o centro de Sulawesi resultaram em pelo menos 911 milhões de dólares em perdas económicas, segundo dados da Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNPB)”, refere o jornal.

2.256 pessoas morreram, 4.612 ficaram feridas e 223.751 foram deslocadas de suas casas, como resultado dos desastres que atingiram as regiões de Palu, Donggala, Sigi e Parigi Moutong. Cerca de 68.451 casas, 327 locais de culto, 265 escolas, 78 escritórios e 362 lojas também ficaram danificadas pelo terremoto.

“Estimamos que as perdas e danos causados pelos desastres continuem a aumentar, uma vez que os dados em que nos baseamos são de natureza temporária”, disse no domingo o porta-voz do BNPB, Sutopo Purwo Nugroho, em  comunicado.

“Os maiores prejuízos aconteceram no setor residencial”, disse Nugroho. “Quase todos os prédios ao longo da costa da baía de Palu foram destruídos ou severamente danificados. A liquefação do solo nas áreas residenciais de Petobo, Jono Oge e Sibalaya também fez com que milhares de casas tenham desaparecido.

“Não será uma tarefa fácil, mas o governo central e a administração regional estão prontos para reconstruir de acordo com o princípio de ‘reconstruir melhor e com mais segurança'”, disse ele.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo