Ásia

Indonésia: Terremoto de magnitude 7,3 no norte de Maluku

Um forte terramoto no leste da Indonésia provocou a morte de duas pessoas e danificou dezenas de casas, segundo informação de um funcionário de um centro de desastres na segunda-feira, enquanto o governo declarou um período de sete dias para resposta a emergências.

O terramoto de magnitude 7,3 que ocorreu no domingo teve o epicentro a 166 quilómetros a sudeste de Ternate, a capital da província de Maluku Norte, a uma profundidade de apenas 10 quilómetros. Os terremotos rasos podem causar mais danos.

Agus Wibowo, porta-voz da agência nacional para desastres, disse que duas mulheres morreram no colapso de casas e mais de duas mil pessoas fugiram para abrigos temporários. O terremoto foi seguido por pelo menos 65 tremores menores.

A agência ainda está a avaliar o nível de destruição, mas adiantou que duas pontes e cerca de 58 casas em apenas uma aldeia, Saketa, foram danificadas.

As autoridades referiram que não houve risco de tsunami no terramoto, mas muitas pessoas abrigaram-se em localidades de maior altitude.

As áreas mais atingidas, Sofifi e Labuha, só podem ser alcançadas por uma viagem de barco de 10 horas de Ternate ou por um pequeno avião, disse Wibowo.

Com uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, o norte de Maluku é uma das províncias menos populosas da Indonésia.

A Indonésia, com mais de 260 milhões de pessoas, é propensa a terremotos e erupções vulcânicas devido à sua localização ao longo do “Anel de Fogo” do Pacífico.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo