Indonésia: Tribunal suspende sentença de prisão a adolescente acusada de abortar

Numa decisão rara, o Tribunal do distrito Muara Bulian, em Jambi, decidiu suspender a sentença de seis meses de prisão para uma adolescente de 15 anos condenada por abortar depois de ter sido estuprada pelo seu irmão.

Derman Nababan, que lidera o tribunal distrital, disse na quinta-feira que a decisão foi tomada por “motivos humanitários”.

O veredicto contra a vítima adolescente de estupro provocou críticas de ativistas de direitos humanos que acreditam que o seu julgamento foi leviano, e lançaram uma grande campanha exigindo que a jovem seja libertada da prisão.

Mais de 9.000 pessoas assinaram uma petição exigindo a sua libertação no site change.org. A petição foi iniciada pelo Consórcio Jambi Women.

Os ativistas, alegando uma série de irregularidades durante o julgamento, também acusaram os juízes que levaram o caso à Comissão Judicial por supostas violações de ética. A comissão garantiu que analisaria o relatório.

Entre as irregularidades está o fato de que tanto a vítima quanto o perpetrador foram representados pelo mesmo advogado em dois casos diferentes: aborto e agressão sexual.

O Supremo Tribunal de Jambi disse na quarta-feira que convocaram os juízes para interrogatório.

O caso veio a público no início de junho, quando os moradores locais encontraram um feto morto de 8 meses de idade numa plantação na aldeia de Pulau, no distrito de Muara Tembesi. Com base nos resultados da investigação, a polícia descobriu que a menina de 15 anos era a mãe do bebé.

A menina foi considerada culpada de aborto, conforme estipulado no artigo 77 da Lei de Proteção Infantil, enquanto seu irmão foi considerado culpado de aborto e agressão sexual, conforme estipulado no artigo 81 da mesma lei.

De acordo com a Lei de Saúde, as vítimas de estupro podem abortar legalmente nos primeiros 40 dias da conceção. No entanto, a vítima, neste caso, decidiu interromper sua gravidez depois de oito meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Retaliação do Irão contra Israel gera tensões sem precedentes no Médio Oriente

Retaliação do Irão contra Israel gera tensões sem precedentes no Médio Oriente

Na noite de sábado para domingo, o Irão efetuou o seu primeiro ataque militar direto contra o território israelita, numa…
Macau: Região vai receber cinco modalidades dos Jogos Nacionais da China em 2025

Macau: Região vai receber cinco modalidades dos Jogos Nacionais da China em 2025

A comissão organizadora da 15ª edição dos Jogos Nacionais anunciou que a Região Administrativa Especial de Macau vai acolher as…
Moçambique: MDM continua sem data para realizar o Conselho Nacional

Moçambique: MDM continua sem data para realizar o Conselho Nacional

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ainda não marcou uma data para realizar o Conselho Nacional. No entanto, o partido…
Portugal: Universidades vão ter “semestre zero” para alunos dos PALOP

Portugal: Universidades vão ter “semestre zero” para alunos dos PALOP

O estudo “Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expectativas, constrangimentos”, realizado pelo Centro…