Ásia

Indonésia: Vacina da Sinovac para Covid-19 é aprovada na terceira fase do teste

O chefe da equipa de investigação clínica da vacina Covid-19 da Universidade de Padjadjaran, Kusnandi Rusmil, disse que o aspeto de segurança da vacina potencial desenvolvida pela empresa farmacêutica chinesa Sinovac foi verificado várias vezes. A vacina candidata está no ensaio clínico de terceira fase em Bandung.

“Passou no terceiro ensaio clínico. A vacina pode ser usada, seguida de vigilância pós-comercialização. Portanto, as vacinas que podem ser usadas foram submetidas a controlos de segurança muitas vezes”, disse Kusnandi, citado pela Antara na quarta-feira.

Segundo o responsável, existem muitas fases dos ensaios clínicos, nomeadamente ensaios pré-clínicos e clínicos. Os estudos pré-clínicos incluem estudos pré-clínicos rigorosos em animais e estudos in vitro. “Se for seguro, o próximo estágio são os testes em humanos que têm quatro estágios para observar a segurança, imunogenicidade e eficácia do medicamento”.

A gerente da empresa farmacêutica estatal Bio Farma, Neni Nurainy, disse que a equipa continuaria a monitorizar os efeitos colaterais e efeitos após a imunização da vacina candidata.

“Não existe um medicamento perfeito, deve ter efeitos colaterais. Nos testes clínicos, estamos a monitorizar os efeitos após a imunização”, disse Neni, indicando que os voluntários eram obrigados a anotar quaisquer efeitos após a injeção no formulário fornecido. Os dados seriam coletados e analisados.

“Monitorizamos a reação local e o sistema em 48 horas após a vacinação e ainda monitorizamos pelos próximos seis meses”, disse Neni.

Com base na pesquisa da primeira fase, a segunda fase e vários relatórios da terceira fase, os sintomas comuns apareceram após a injeção da vacina potencial Covid-19 do Sinovac, incluem dor no local da injeção. Algumas pessoas também tiveram febre e dor de cabeça.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo