Ásia

Indonésia: Vacinologista indica histórias de sucesso de vacinas contra pandemias

(c) Facebook Dirga Sakti Rambe

O especialista em medicina interna e vacinologista indonésio, Dirga Sakti Rambe, indicou várias histórias de sucesso de vacinas para conter uma pandemia.

“O exemplo mais fenomenal do sucesso do programa de vacinação é a erradicação da varíola, que é causada pelo vírus da varíola”, disse Dirga em um ‘Dialog Produktif’ esta na terça-feira, iniciativa do centro de comunicação do Comité Nacional de recuperação económica da Covid-19.

Dirga referiu que a varíola foi eliminada por meio da vacinação, a partir de 1900. Naquela época, uma em cada três pessoas morria da doença.

Os outros programas de vacinação bem-sucedidos são para sarampo e poliomielite. Atualmente, acrescentou, as duas doenças estão prestes a ser contidas. Através da vacinação, a Indonésia livrou-se há vários anos da poliomielite.

“Esta é uma evidência clara de vacinação bem-sucedida com alta cobertura”, observou Dirga.

Conforme indicou o especialista, a vacinação tem o conceito de imunidade de grupo. Quando uma alta percentagem da população é vacinada, a proteção não será apenas dos que tomaram a vacina, mas também para a comunidade.

Para conseguir essa imunidade de grupo, Dirga mencionou duas condições que devem ser atendidas. “Primeiro, a vacina deve ser eficaz. Em segundo lugar, a cobertura de imunização deve ser alta, pelo menos 60-70 por cento”, disse.

Quase todos os países estão atualmente a trabalhar contra o tempo para desenvolver vacinas Covid-19 eficazes para controlar a pandemia, incluindo a Indonésia com o seu próprio anticorpo chamado Merah Putih, que está a ser desenvolvido por seis instituições.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo