Japão: Partidos da oposição coligam-se para as eleições de julho

Os três maiores partidos da oposição do Japão acordaram, na passada sexta-feira, coligarem-se para as eleições de julho e serem uma alternativa ao governo do Partido Liberal Democrata (LPD), do primeiro-ministro Shinzo Abe.

A coligação do Partido Democrata do Japão (DPJ), com o minoritário Partido da Inovação do Japão, não apresenta uma ameaça imediata ao bloco governamental de Abe, apesar de o apoio social do LDP ser atualmente mais frágil do que era quando conseguiu a vitória nas últimas eleições. De acordo com as sondagens, os eleitores optariam por um rival credível, se existisse um.

Os democratas apareceram no poder, pela primeira vez, em 2009, mas foram substituídos pelo LDP de Shinzo Abe, três anos mais tarde, depois de um mandato que deixou uma imagem de incompetência e que ficou marcado por lutas internas.

A curto prazo, a coligação, juntamente com a cooperação do Partido Comunista Japonês, poderá dificultar ao LDP e seus aliados a obtenção de uma maioria de dois terços nas eleições de Julho para a Câmara Alta, necessária para o objectivo de Abe de fazer a revisão da Constituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin