Ásia

Jokowi Widodo tomou possa do segundo mandato como Presidente da Indonésia

(c) Post Facebook Presiden Joko Widodo

Joko (Jokowi) Widodo e Ma’ruf Amin juraram oficialmente servir a Indonésia como Presidente e Vice-Presidente para o período 2019-2024 numa sessão plenária da Assembleia Consultiva do Povo (MPR) no domingo.

Depois de ler o resultado oficial das eleições presidenciais da Comissão Geral de Eleições (KPU), o Presidente da MPR, Bambang Soesatyo, anunciou que Jokowi e Ma’ruf tomariam posse conforme estipulado no Artigo 9 da Constituição de 1945.

Jokowi, vestido com um fato azul e gravata vermelha, foi o primeiro a recitar o juramento oficial, enquanto figuras religiosas estavam atrás dele, segurando um Alcorão sobre a cabeça.

“Juro por Deus cumprir os deveres do Presidente da República da Indonésia da melhor maneira possível e da maneira mais justa possível, defender a Constituição por todos os meios e executar todas as leis e regulamentos da maneira mais direta possível. para me dedicar ao serviço da nação e do povo “, disse Jokowi.

Ma’ruf, vestindo um fato preto, em vez de seu sarongue habitual, foi o seguinte, lendo o mesmo juramento pelas suas funções como vice-presidente.

A tomada de posse marcou o início do segundo e último mandato de Jokowi depois de garantir a reeleição na corrida presidencial de abril.

A cerimónia contou com a presença dos ex-presidentes Megawati Soekarnoputri e Susilo Bambang Yudhoyono, vice-presidente cessante Jusuf Kalla e vários dignitários estrangeiros, incluindo o primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohammad, o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, e o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison.

Os rivais de Jokowi e Ma’ruf durante a eleição de abril, o presidente do Partido Gerindra, Prabowo Subianto, e o ex-vice-governador de Jacarta Sandiaga Uno, também participaram da cerimónia.

De acordo com a contagem oficial do KPU, a aliança Jokowi-Maruf ganhou 55% dos votos em abril, contra os 45% de Prabowo-Sandiaga.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo