Filipinas: Radicais atacaram quartel na localidade de Butig

Militantes extremistas atacaram um acampamento do exército no sul das Filipinas durante três dias, um confronto que se saldou em três soldados e 20 atacantes mortos, segundo os militares.

Os combates eclodiram na tarde de sábado, quando cerca de 40 militantes de um grupo ainda não especificado, abriram fogo contra o acampamento na cidade de Butig, na província de Lanao del Sur. Os soldados defenderam o acampamento com recurso a tropas adicionais, aviões bombardeiros, helicópteros e artilharia, segundo o porta-voz militar general Restituto Padilla. Alguns dos combates aconteceram numa área povoada”, disse Padilla.

A província, predominantemente muçulmana, de Lanao del Sur fica a cerca de 840 quilómetros (520 milhas) ao sul de Manila.

Padilla disse que os atacantes podem ter a ver com um grupo local obediente a um movimento fundado por um líder terrorista indonésio, conhecido apenas como Sanusi, que foi morto na cidade de Marawi em 2012.

O principal grupo rebelde muçulmano, a Frente de Libertação Islâmica Moro, tem um grande acampamento no interior de Butig, mas os seus militantes, que assinaram um acordo de paz com o governo em 2014, recuaram para evitarem ser arrastados para a luta, disse Padilla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin