Instalação de radar no mar da China ameaça paz na sub-região

A China estará a concluir a instalação de um radar de alta frequência, no disputado mar do Sul da China, o que, a ser verdade, constitui uma maior ameaça para o equilíbrio do poder numa das vias navegáveis mais concorridas do mundo do que a já confirmada presença de misseis terra-ar chineses, segundo um relatório do Centro Internacional de Estudos Estratégicos (CSIS).

A construção de instalações de radar no recife de Cuarteron, no Mar da China meridional, está quase completo, segundo a Iniciativa para a Transparência Marítima.

A China levantou novas dúvidas sobre as suas intenções no mar do Sul da China depois de terem sido detectados misseis terra-ar, no início deste mês, na ilha Woody, parte das ilhas Paracel e noroeste das Spratlys.

A China reclama mais de 80% do mar do Sul da China, por onde transita um terço da carga mundial de petróleo.

Washington suspeita que o objetivo do governo chinês seja limitar o acesso dos EUA ao que considera serem águas internacionais.

O comandante das forças dos EUA no Pacífico, almirante Harry Harris Jr. afirmou durante una audiência no Congresso que as construções e instalações militares de Beijing modificaram o panorama das operações no mar do Sul da China, onde a nação asiática constrói ilhas em grande escala para ampliar as suas reivindicações de soberania nacional, o que além de constituir uma ameaça para a paz e a estabilidade na região, constitui um entrave à livre navegação e ao livre comércio na zona.

Beijing recusa que a sua ação tenha como propósito lançar alguma agressão. O ministro do Exterior reafirmou o direito da China de estabelecer postos avançados nas ilhas do mar da China meridional, porque, assegura, tem soberania sobre elas.

A posição de Beijing irrita o Vietname, Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan, que reivindicam diferentes ilhas desta zona.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Portugal: Universidade de Coimbra aplica IA para detectar sinais precoces de declínio cognitivo

Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra desenvolveu um estudo inovador que revela como algumas doenças crónicas, associadas ao…
Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

Timor-Leste: Parlamento viabiliza Supremo Tribunal de Justiça

O Parlamento Nacional aprovou, na última quarta-feira, em votação final global, a proposta de alteração à Lei da Organização Judiciária.…
Cabo Verde:  Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

Cabo Verde: Governo aposta na revitalização rural com novos projetos em Santiago

As localidades de Achada Leite, no concelho de Santa Catarina, e Buguenti, em São Lourenço dos Órgãos, receberam na passada…
Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Moçambique: Deputados apoiam vítimas do ciclone Jude em Nampula 

Os deputados da Assembleia da República de Moçambique doaram, esta quarta-feira, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula, mais de 40…