Os preços do carvão na China dispararam para um valor recorde ontem, terça-feira, devido às preocupações com a oferta, já que as principais regiões produtoras de carvão começaram novas rondas de verificações de segurança. A procura permanece robusta com as usinas de energia no norte da China a começar a reabastecer antes da temporada de aquecimento no inverno.
O contrato futuro de carvão térmico mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Zhengzhou saltou mais de 4% na terça-feira de manhã, para um nível recorde de 979 yuans (US $ 151,63) a tonelada. Os preços do carvão coqueificável, matéria-prima usada principalmente na siderurgia, subiram mais de 4,5%, atingindo um recorde de 2.896,5 yuans por tonelada.
A principal província de mineração de carvão da China, Shanxi, ordenou na sexta-feira que todas as suas minas de carvão realizassem uma inspeção de segurança de dois meses e disse que aqueles que não cumprissem seriam fechados para retificação.
Uma mina de carvão estatal com capacidade anual de produção de 6 milhões de toneladas já foi fechada pelo governo de Shanxi depois de um acidente fatal que ocorreu na semana passada. A mina só deverá reabrir daqui por dois meses, no mínimo.