Ásia

Presidente chinês inaugurou a maior ponte do mundo que faz ligação entre as regiões Macau e Hong Kong

Ponte que liga as regiões Macau e Hong Kong

O Presidente da China, Xi Jinping, inaugurou hoje, 23 de outubro, a ponte que liga Macau, Zhuhai e Hong Kong. Esta infraestrutura com 55 quilómetros de comprimento é considerada a maior ponte marítima do mundo e demorou nove anos a ser construída.

“Eu abro oficialmente a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau”, declarou o chefe de Estado chinês durante a cerimónia de inauguração da ponte na cidade chinesa de Zhuhai, adjacente a Macau, que contou com mais de 700 convidados. O vice-primeiro ministro da China também proferiu algumas palavras, tendo reforçado que a nova obra irá possibilitar a existência de mais atividades comerciais e também a aproximação económica entre a China e a antiga colónia britânica.

A abertura da infraestrutura, que começou a ser construída em 2009, chegou a estar prevista várias vezes, mas teve que ser sempre adiada devido a vários problemas que decorreram durante as obras, entre eles acidentes de trabalho, obstáculos técnicos, derrapagens orçamentais e também uma investigação de corrupção. A estrutura principal desta obra mede 29,6 quilómetros, com uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, numa extensão total de 55 quilómetros.

Este é um marco do projeto de integração regional da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província chinesa de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiangmen e Zhaoqing).

Apesar de já ter sido inaugurada, esta travessia só será aberta aos condutores amanhã, dia 24. A ponte não será de livre circulação, uma vez que está sujeita a quotas, tendo custado aos três governos cerca de 1,9 mil milhões de euros, segundo o “South China Morning Post”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo