Arthur Lascanas, polícia filipino reformado, acusou esta segunda-feira o presidente filipino, Rodrigo Duterte, de ter ordenado numerosos assassinatos.
Acompanhado por três advogados, reputados como defensores dos direitos humanos, durante uma conferência de imprensa, Lascanas citou vários assassinatos cometidos em Davao com instruções do atual presidente.
Segundo Arthur Lascanas, Rodrigo Duterte terá ordenado vários assassinatos, para eliminar oposição, mas também combater a criminalidade. O antigo polícia reconheceu ter morto os seus dois irmãos, implicados no narcotráfico, por “lealdade cega” ao presidente filipino, mas também por ter sido remunerado para o fazer.
O porta-voz da presidência filipina, Martin Andanar, já rejeitou todas as acusações de Lascanas, o qual qualificou de “autoproclamado assassino a soldo” que pretende “destruir o presidente e derrubar o seu governo”.