Presidente Joko Widodo diz que a Indonésia ‘está a fazer tudo’ para apagar incêndios florestais

A Indonésia está a combater os incêndios florestais que causam neblina tóxica no sudeste da Ásia com aeronaves, chuva artificial e até orações, disse o presidente Joko Widodo durante uma visita a uma área atingida esta terça-feira.

Os incêndios florestais ocorrem nas ilhas de Bornéu e Sumatra, espalhando um fumo asfixiante por toda a região, inclusive para Malásia e Singapura.

Durante uma visita à província de Riau, no centro de Sumatra, na terça-feira, Widodo disse que quase 6.000 soldados foram enviados para ajudar a apagar incêndios. “Nós fizemos todos os esforços”, disse.

Além de bombeiros no solo, dezenas de aeronaves estavam a ser usadas para semear nuvens e combater as chamas com água, informou Widodo. “Nós também rezámos”, acrescentou o presidente, depois de uma visita à Mesquita Amrulloh em Pekanbaru.

O fumo tóxico causada pela queima deliberada de áreas limpas para as plantações é um problema anual para a Indonésia e seus vizinhos, mas foi agravada este ano pelo clima particularmente seco.

As autoridades disseram na segunda-feira que prenderam quase 200 pessoas suspeitas de estarem envolvidas em atividades que levaram a incêndios fora de controlo. Quatro empresas também estão a ser investigadas, avançaram as autoridades.

A agência de meteorologia da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) indicou na terça-feira que o número de locais de perigo tinha se estabilizado, mas uma névoa espessa continuava a cobrir a região.

Na ilha de Bornéu, que a Indonésia compartilha com a Malásia e Brunei, os níveis de poluição estavam “perigosos”, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Centenas de escolas em toda a Indonésia foram encerradas afetando mais de 350 mil estudantes.

Na Malásia peninsular, o gabinete e a força aérea trabalham em conjunto para semear nuvens com produtos químicos, na esperança de que as chuvas limpassem a névoa.

A qualidade do ar estava em níveis “insalubres” ou “muito insalubres” em muitas partes da península da Malásia e do estado de Sarawak em Bornéu, disseram autoridades.

A qualidade do ar melhorou em Singapura e ficou na faixa “moderada” depois de ter caído para níveis “insalubres” no fim de semana, disseram as autoridades locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola: Presidente da CNE quer imparcialidade

Angola: Presidente da CNE quer imparcialidade

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola, Manuel Pereira da Silva, frisou que os designados para as funções de comissários eleitorais…
Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

A deputada do PAICV, Carla Lima, observou que a “erosão” da liberdade de imprensa em Cabo Verde “é um facto indesmentível”. Segundo a…
Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

O Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, partilhou a sua preocupação relativamente ao desemprego juvenil no país. Tendo em conta esta situação, falou…
Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Em Portugal o “Público” noticia que o “PS lança novo portal que permite pagamento de quotas e adesões online”. De acordo com o…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin