O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira, 31 de março, que assinou um decreto que obriga os compradores estrangeiros considerados “hostis” a pagar o gás russo em rublos. A medida entrará em prática a partir desta sexta-feira, 01 de abril.
Se o pagamento do gás for realizado noutra moeda, avisou, os contratos serão interrompidos. “Se os pagamentos não forem feitos, vamos considerar que houve uma falha por parte dos compradores, com todas as consequências decorrentes. Ninguém nos dá nada de graça e também não vamos fazer caridade – ou seja, os contratos existentes serão terminados”, declarou.
Entretanto, a Alemanha e a França informaram que rejeitam a exigência russa, por considerarem que se trata de uma violação inaceitável dos contratos e que isso é “chantagem”, refere a “Reuters”.
Foi o ministro das Finanças da França, Bruno le Maire, quem partilhou que o seu país e a Alemanha rejeitam a exigência da Rússia.
Por sua vez, o ministro alemão da Economia, Robert Habeck, afirmou numa conferência de imprensa que ainda não tinha visto um novo decreto assinado por Putin sobre a obrigatoriedade do pagamento do gás em rublos. No entanto, frisou que a Alemanha estava preparada para todos os cenários, incluindo uma interrupção dos fluxos de gás russo para a Europa.