Putin avança com gás pago em rublos e Alemanha e França rejeitam

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira, 31 de março, que assinou um decreto que obriga os compradores estrangeiros considerados “hostis” a pagar o gás russo em rublos. A medida entrará em prática a partir desta sexta-feira, 01 de abril. 

Se o pagamento do gás for realizado noutra moeda, avisou, os contratos serão interrompidos. “Se os pagamentos não forem feitos, vamos considerar que houve uma falha por parte dos compradores, com todas as consequências decorrentes. Ninguém nos dá nada de graça e também não vamos fazer caridade – ou seja, os contratos existentes serão terminados”, declarou. 

Entretanto, a Alemanha e a França informaram que rejeitam a exigência russa, por considerarem que se trata de uma violação inaceitável dos contratos e que isso é “chantagem”, refere a “Reuters”. 

Foi o ministro das Finanças da França, Bruno le Maire, quem partilhou que o seu país e a Alemanha rejeitam a exigência da Rússia. 

Por sua vez, o ministro alemão da Economia, Robert Habeck, afirmou numa conferência de imprensa que ainda não tinha visto um novo decreto assinado por Putin sobre a obrigatoriedade do pagamento do gás em rublos. No entanto, frisou que a Alemanha estava preparada para todos os cenários, incluindo uma interrupção dos fluxos de gás russo para a Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: SAMIM diz ter abatido Oito terroristas na ilha Matemo

Moçambique: SAMIM diz ter abatido Oito terroristas na ilha Matemo

Através de um Comunicado, divulgado esta segunda-feira, 28, a Missão da SADC, na sigla inglês SAMIM, destacada para ajudar as…
São Tomé e Príncipe: Proposto data de eleições pelo Presidente

São Tomé e Príncipe: Proposto data de eleições pelo Presidente

Depois de ter auscultado hoje os partidos políticos com assento Parlamentar, nomeadamente o ADI, MLSTP/PSD, PCD, MDFM-UD e Movimento Caué,…
Cabo Verde regista aumento nas exportações e importações

Cabo Verde regista aumento nas exportações e importações

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde divulgou nesta quarta-feira, 30 de março, os dados provisórios do Comércio…
Moçambique: Assessores do Edil de Maputo ameaçam Jornalistas

Moçambique: Assessores do Edil de Maputo ameaçam Jornalistas

Um grupo de Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social sedeados e com representação na cidade de Nampula foram, na…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin