Rússia: Diplomata diz que acabou cooperação com o Ocidente

O chefe do Departamento de Planeamento da Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Alexei Dobrinin, considera que a era de cooperação entre a Rússia e o Ocidente terminou irreversivelmente.

“Independentemente da duração e do resultado da operação militar especial [na Ucrânia], é já claro que o período de 30 anos de cooperação construtiva, ainda que com problemas, com o Ocidente chegou ao fim sem haver volta a dar”, pode ler-se num artigo publicado na revista “Mezhdunarodnaya Zhizn”, citado pela “Lusa” e que tem como título “Lições da História e Imagem do Futuro: Reflexões sobre a Política Externa da Rússia”.

A afirmação foi feita por Dobrinin, tendo o artigo sido reproduzido na página oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Segundo o diplomata russo, “não haverá regresso à situação anterior a 24 de fevereiro nas relações com os países da América do Norte e da Europa”.

“A Rússia entrou numa fase aguda de confronto com uma aliança agressiva de países hostis liderada pelos Estados Unidos”, lê-se ainda.

“Apesar de mais de uma geração nossa ter crescido em tempos relativamente pacíficos, a situação de conflito é encarada como uma norma por um país com a geografia e interesses da Rússia”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin