A Rússia e os países aliados realizaram exercícios militares no sábado, 23 de outubro, no Tajiquistão, na Ásia Central. Trata-se de operações militares feitas a 20 quilómetros da fronteira com o Afeganistão.
Nesses exercícios participaram cinco mil soldados e 700 veículos e helicópteros dos diversos países que integram a aliança militar da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC).
De acordo com o Secretário-Geral da OTSC, Stanislav Zasya, o treino serviu para a destruição de “grupos terroristas e grupos armados ilegais” que constituem “uma ameaça direta, tanto para os nossos países quanto para o Afeganistão”.
No entanto, Zasya garantiu que os exercícios militares em questão não têm a intenção de criar um conflito com os talibãs, mas sim de acabar com grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Al Qaeda, que têm ameaçado entrar nos países vizinhos do Afeganistão, antigos aliados soviéticos.
A Rússia mantém o apoio militar a países da Ásia central, como a Arménia, o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão e o Uzbequistão.