O Presidente russo, Vladimir Putin, alertou que “esta é a década mais perigosa desde o fim da Segunda Guerra Mundial”. Para o governante, “o mundo unipolar chegou ao fim” e a situação atual é “verdadeiramente revolucionária”.
As declarações foram feitas durante um discurso proferido na sessão anual do clube Valdai, em Moscovo, capital da Rússia. Putin considera que existem, atualmente, perigos para o futuro da humanidade e culpou o Ocidente por desencadear vários problemas que vão desde guerras e conflitos até à escassez de alimentos e crises humanitárias.
Segundo o representante máximo da Rússia, o Ocidente tem dado “vários passos em direção à escalada” do conflito que envolve a Ucrânia.
“Eles estão a alimentar a guerra na Ucrânia, aumentam as provocações em Taiwan, desestabilizam os mercados mundiais de alimentos e energia”, concluiu, acusado ainda o Ocidente de querer “impor os seus valores” e de estar a participar num jogo “perigoso, sujo e mortal”.
Putin garantiu que “a Rússia não está a ameaçar o Ocidente. Está só a defender legitimamente o seu direito a existir”, uma vez que querem apagá-la “do mapa político”.