África Subsaariana | Geopolítica | Mundo | Notícias | Segurança

Assalto final ao Boko Haram

As forças armadas nigerianas assaltaram o último bastião conhecido do Boko Haram na floresta de Sambisa. Numa operação militar que começou no dia 22 terminou com o ataque final no dia 24 de Dezembro, 4.200 militares dos três ramos das forças armadas (Exército, Marinha e Força Aérea) assaltaram o último bastião conhecido do Boko Haram, denominado “Campo Zero”.

A operação levou à captura de várias centenas de insurgentes e provocou a fuga de inúmeros outros elementos.

O líder do grupo Boko Haram, Abubakar Shekau, foi alegadamente detido em Lagos, no passado sábado  para onde fugiu com o inicio da operação militar em Borno.

Dos elementos capturados, as autoridades nigerianas deram elevada importância à presença de um individuo branco, que segundo as autoridades estará a colaborar e a providenciar informação relevante.

Diversos sectores da sociedade nigeriana já vieram publicamente saudar o Presidente Buhari e os chefes militares pelo sucesso da campanha das forças armadas no Norte do Estado de Borno.

Com esta operação, o exército voltou a abrir as estradas Maiduguri-Gubio-Damasak e Maiduguri-Monguno-Baga, que se encontravam fechadas devido à presença e operações dos insurgentes do Boko Haram na região.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo