CEDEAO nega ter encomendado o Covid-Organics

Covid-Organics

A Comissão Económica para os Estados da África Ocidental (CEDEAO) comunicou que não encomendou um lote do medicamento chamado Covid-Organics (CVO).

A CEDEAO e sua instituição de saúde especializada, a Organização de Saúde da África Ocidental (OOAS), informou que “nunca encomendaram o medicamento“.

Também gostaríamos de indicar que, dentro da estrutura do seu mandato, que é garantir a salvaguarda e a melhoria da saúde das populações da região, a OMS continua comprometida com a promoção de práticas e produtos da medicina tradicional racional na região da CEDEAO e trabalha de forma consistente há anos com os Estados-Membros no contexto de estudos científicos sobre medicamentos à base de plantas cuja eficácia está comprovada», acrescenta a instituição sub-regional.

A organização garante que esses produtos estão documentados na Farmacopeia de Medicamentos Tradicionais da CEDEAO, cuja segunda edição será publicada nas próximas semanas.

A CEDEAO e a OOAS afirmam estar cientes de que muitas declarações foram feitas em diferentes partes do mundo alegando ter encontrado a cura para o Covid-19. No entanto, salvaguardam que “Só podemos apoiar produtos que demonstraram ser eficazes em estudos científicos. É por isso que a OOAS colabora com parceiros relevantes, em particular a OMS, o Centro Africano de Controle de Doenças (África CDC), bem como com consórcios nacionais, regionais e internacionais de investigação, para promover a investigação de uma cura para a doença”.

A CEDEAO e a sua instituição de saúde especializada garantem que estão a trabalhar com os Estados membros em alguns dos medicamentos disponíveis para ensaios clínicos e para utilização em certos casos graves.

No momento, de acordo com a CEDEAO, “vários centros de excelência em medicina tradicional da sub-região também estão a realizar estudos sobre produtos de potencial eficácia”.

Na semana passada, o presidente de Madagascar, Andry Rajoelina, convencido da eficácia da Covid-Organics, doou o remédio do coronavírus aos países da CEDEAO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…
Moçambique: 650 sacos com pontas de marfim apreendido no Porto de Maputo

Moçambique: 650 sacos com pontas de marfim apreendido no Porto de Maputo

O Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) e a Autoridade Tributária de Moçambique interceptam e apreenderam nesta quinta-feira, um contentor, no…
Guiné-Bissau: Frente Social convoca nova vaga de greves na Educação e Saúde

Guiné-Bissau: Frente Social convoca nova vaga de greves na Educação e Saúde

Frente Social dos Sindicatos dos sectores de Saúde e Educação convocou uma nova vaga de paralisações de 8 a 10…
Moçambique: Câmara de Comércio e Banco Comercial e de Investimentos apostam no apoio a mulheres empresárias

Moçambique: Câmara de Comércio e Banco Comercial e de Investimentos apostam no apoio a mulheres empresárias

A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) reuniu, no início da semana, com a direção de Marketing do Banco Comercial…