Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana

Chefe da União Africana defende a OMS contra críticas a Trump

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, defendeu a Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira contra os ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, que denunciou a sua gestão do novo coronavírus e ameaçou suspender a contribuição americana.

Fico surpreendido ao saber que o governo dos Estados Unidos está a fazer campanha contra os líderes mundiais da OMS“, escreveu Faki na sua conta no Twitter, acrescentando que a UA “apoia totalmente” o diretor geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Na terça-feira passada, durante o briefing diário na Casa Branca, Trump mostrou-se indignado com a OMS, que considera muito próximo de Pequim.

Tudo parece muito favorável à China, não é aceitável“, declarou, ameaçando encerrar os financiamentos dos EUA à OMS, dos quais o país é o principal contribuinte.

Não estou a dizer que farei isso, mas vamos examinar essa possibilidade“, afirmou.

Trump criticou particularmente a decisão da OMS de se manifestar contra o encerramento de fronteiras para pessoas da China no início da epidemia.

Na sua mensagem no Twitter na quarta-feira, Faki pediu mais cooperação internacional para lidar com o coronavírus. “A atenção deve permanecer no combate coletivo ao Covid-19, como uma comunidade global unida“, acrescentou, “Chegará a hora da prestação de contas” mais tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin