Especial COVID-19 | Mundo

Coronavírus: OMS alerta para que a situação está a agravar a nível mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na segunda-feira para que a pandemia ligada ao novo coronavírus “está a piorar” a nível mundial, pedindo ponderação para as medidas de alívio da contenção.

Embora a situação na Europa esteja a melhorar, a nível mundial está a piorar“, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa virtual em Genebra.

Mais de 100.000 novos casos foram identificados em 9 dos últimos 10 dias. No domingo, o número chegou a mais de 136.000 novos casos, “o número mais alto num dia“, acrescentou, referindo que quase 75% dos novos casos registados no domingo estão em 10 países, principalmente no continente americano e no sul da Ásia.

Tedros indicou que, em países onde a situação estava a melhorar, “a maior ameaça agora é a negligência“, acrescentando que “a maioria das pessoas no mundo ainda está suscetível à infeção“. “Passaram seis meses desde o início da pandemia, agora não é hora de relaxar”, insistiu.

Sobre a onda de manifestações desencadeadas pela morte de George Floyd, o afro-americano morto por um polícia em 25 de maio em Minneapolis, EUA, o chefe da OMS pediu cautela. “A OMS apoia totalmente as exigências por igualdade e o movimento global contra o racismo. Rejeitamos qualquer discriminação“, afirmou. Mas “encorajamos todos os que se quiserem manifestar ao redor do mundo, a fazê-lo com segurança“, acrescentou. “Tanto quanto possível, fiquem a um metro de distância do outro, lavem as mãos (…) e usem uma máscara, se se quiserem manifestar”. “Fiquem em casa se estiverem doentes e entre em contato com um serviço de saúde“, acrescentou.

A pandemia do coronavírus já matou pelo menos 403.000 pessoas em todo o mundo desde que teve início em dezembro na China, e mais de 7 milhões de casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo