Mundo

Covid-19: OMS alerta para que a pandemia está a acelerar

A pandemia do Covid-19, que acaba de atingir dois limiares simbólicos – mais de meio milhão de mortos e dez milhões de casos – “está longe de terminar” e até “está a acelerar“, alertou segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), apelando ao mundo para se mobilizar sem esperar uma vacina.

Todos nós queremos que tudo acabe. Todos nós queremos retomar as nossas vidas. Mas a dura realidade é que está longe de terminar “, alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. A pandemia está “a acelerar“, observou.

O vírus continua nos Estados Unidos e parece estar a reiniciar na China, e num “mundo dividido” e perante a “falta de unidade nacional e solidariedade mundial (…) o pior ainda está por vir”, indicou Tedros.

A OMS enviará uma equipa “na próxima semana” para a China, onde o coronavírus apareceu em dezembro, para determinar sua origem. “Esperamos que isso nos ajude a entender como o vírus começou e o que podemos fazer no futuro para nos prepararmos“, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus pedindo aos governos e cidadãos que implementem “soluções simples” para “salvar vidas agora: “testar, rastrear, isolar e colocar os casos em quarentena“.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo