Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres

Covid-19: ONU alerta para que “teremos em África milhões e milhões de infetados”

O Secretário-Geral das Nações Unidas pediu ao Ocidente que se mobilize para a África, a fim de evitar o pior. Em entrevista à Rfi e à France 24, António Guterres reconhece que a pandemia de coronavírus está a propagar-se rapidamente na África.

O chefe das Nações Unidas alerta para que é “imperativo fazer de África uma prioridade para a comunidade internacional. Ou seja, um investimento maciço, do ponto de vista dos equipamentos”.

Precisamos de uma mobilização gigantesca, uma prioridade absoluta, porque ainda há tempo para evitar o pior“, declarou Guterres acrescentando que, sem essa atenção específica, “teremos na África, milhões e milhões de pessoas infetadas. E haverá necessariamente milhões de mortes“.

Numa situação como essa em que o vírus se transmite sem limite, os riscos de mutações são maiores e, se houver uma mutação, todo o investimento que estamos a fazer em vacinas, será perdido e a doença tornará a aparecer, de sul para o norte”, afirmou.

Nesse sentido, Guterres reitera que “é do interesse dos países do Norte fazer esse investimento maciço na África. Isso implica um esforço gigantesco do ponto de vista técnico e financeiro“, sustentou, acreditando que “os países africanos abrirão os seus aeroportos para que esse equipamento possa ser recebido rapidamente“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique depende menos de energia importada

Moçambique é um dos maiores produtores de energia elétrica da África Austral, através da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. No entanto, até 2016 continuava a…
Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

Cabo Verde: Dívida interna sofre aumento de quase 14%

A dívida interna de Cabo Verde subiu 13,8% desde o início de 2021. Esta percentagem representa 95.949 milhões de escudos, de acordo com o mais recente…
Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria celebraram em Viena, capital austríaca, o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. O evento contou com a…
Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolveram um método de estimulação completamente novo, usando microeletrodos ultrafinos, para combater a dor intensa. Esta técnica proporciona um…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin