Mundo | Segurança

Egito é o país mais seguro de África

O Egito classificou-se como o país mais seguro da África, segundo um estudo da empresa norte-americana de sondagens, Gallup. Já o Sudão do Sul foi classificado como o país menos seguro da África, seguido pelo Gabão, Libéria e África do Sul.

Além se ser classificado como o país mais seguro de África, o Egito também está na 16ª posição entre os 135 países do mundo analisados pela Gallup, à frente do Reino Unido e dos EUA que ocupam as posições 21 e 35, respectivamente.

O estudo “Lei e a Ordem Globais” da Gallup tem como finalidade perceber se as pessoas se sentiam seguras andando à noite e se tinham sido vítimas de crimes.

Singapura lidera o ranking, enquanto a Venezuela foi classificada como o país menos seguro do mundo.

O Egito foi colocado ao mesmo nível da Dinamarca, Eslovénia e China, depois de obter 88 em 100 na pesquisa, uma melhoria face a 2016, quando chegou a 82.

O estudo ocorre numa altura em que o presidente egípcio Abdul Fattah al-Sisi tenta neutralizar os militantes islâmicos que no ano passado mataram mais de 70 pessoas em ataques suicidas contra igrejas na capital Cairo e nas cidades de Tanta e Alexandria.

De acordo com a Gallup, 148.000 adultos em 142 países e áreas foram entrevistados para a pesquisa com perguntas sobre confiança na polícia local, segurança durante a noite, casos de roubo e se participantes ou um membro da família foram assaltados ou assaltados nos últimos 12 meses.

No Afeganistão (46%), no Uganda (49%) e no Sudão do Sul (50%) os habitantes afirmaram, numa percentagem superior à Venezuela, que foram vítimas de roubo no ano passado.

Em toda a África subsariana, apenas 60% das pessoas entrevistadas disseram à Gallup que estavam confiantes na força policial local, aumentando para 68% no Norte da África e no Médio Oriente.

O Ruanda foi o país africano em que os habitantes mostraram-se mais confiantes em termos de segurança à noite, já que 88% das pessoas disseram que sairiam facilmente depois de escurecer.

Os cinco principais países mais seguros do mundo:

Singapura

Noruega

Islândia

Finlândia

Uzbequistão

Os cinco principais países menos seguros do mundo:

Venezuela

Afeganistão

Sudão do Sul

Gabão

Libéria

Os cinco principais países mais seguros da África:

Egito

Ruanda

Maurícias

Marrocos

Etiópia

Países menos seguros na África:

Sudão do Sul

Gabão

Libéria

África do Sul

Botswana

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo