Os dois países assinaram uma declaração de intenções segundo a qual a Alemanha co-financiará usinas renováveis de hidrogénio na Austrália que irão usar tecnologia de eletrolisador alemã.
O acordo, assinado no domingo, sobre produção e comércio de hidrogénio pretende facilitar uma cadeia de abastecimento de hidrogénio baseada em energia renovável entre os dois países.
A aliança estratégica foi assinada pelo ministro alemão da Economia, Peter Altmaier, e a ministra da Educação e Pesquisa Anja Karliczek com o ministro australiano de Energia e Redução de Emissões, Angus Taylor, referiu o Ministério da Economia alemão em comunicado.
O ministro alemão disse que a cooperação visa permitir “a importação de hidrogénio produzido de forma sustentável em volumes relevantes, o que é um fator importante para atingir nossas metas climáticas mais rígidas”.
A estratégia de hidrogénio de 9 biliões de euros da Alemanha lançada no verão passado é baseada na suposição de que cerca de 80% de suas necessidades de hidrogénio podem ter que ser importadas a longo prazo. Para isso, o país europeu pretende também estabelecer acordos com Arábia Saudita, Canadá, Chile e Marrocos neste âmbito.