Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África promove ações em prol da valorização das comunidades lusófonas

Fundada em 2015, a Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África – AMEEA visa trabalhar no desenvolvimento de relações e parcerias agregando toda a lusofonia e valorizando o universo e o empoderamento das mulheres, passando por países onde há comunidades lusófonas, onde milhares de pessoas utilizam a língua de Camões não só para comunicar, mas também para promover a interação humana necessária.

A nossa reportagem conversou com Célia de Jesus Losa, adjunta da presidente da AMEEA, que nos contou sobre os projetos futuros da Associação e de como as mulheres se devem colocar no sentido de promover melhorias e ações em prol das comunidades lusófonas, unindo cada vez mais os continentes europeu e africano.

O que é a Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África – AMEEA?

A AMEEA é uma instituição aberta para o mundo, de caráter humano e sem fins lucrativos. É dirigida a todas as pessoas que empreendem, dirigentes de empresas privadas ou públicas e outras organizações, mulheres na profissão liberal, na economia social, na solidariedade, no desenvolvimento sustentável e na sociedade civil.

A AMEEA foi fundada em fevereiro de 2015 com o objetivo de desenvolver relações e parcerias agregando toda a lusofonia. A sua fundadora e atual presidente é Isabel Manuel De Nascimento, de origem africana e europeia, com formação superior em ciências políticas e relações internacionais pela Universidade Livre de Bruxelas. Esses estudos aprofundados sobre o direito internacional do desenvolvimento deram-lhe oportunidade de prestar mais atenção ao estatuto das mulheres.

A AMEEA nasce assim precisamente pela sua visão e sensibilidade para perceber a necessidade de dar voz e um olhar de destaque na troca de vivências e experiências adquiridas entre mulheres empreendedoras Europeias e Africanas. A sua experiência como Diplomata, dialogando com mulheres empreendedoras em vários setores da sociedade, apoiando ideias e projetos promissores que encontram por vezes dificuldades e obstáculos na sua concretização, confere à associação uma grande capacidade de conexão, com e entre as mulheres, por sua vez com todos os associados que se orgulham da sua causa humana e económica. Mulheres mais capazes, sociedade mais justa e equilibrada!

Com uma visão abrangente e integradora, a AMEEA tem por missão ajudar o maior número de mulheres a acreditarem e desenvolverem o seu potencial e principais valências. Acreditarem nos seus sonhos e torná-los realidade. A equipa da AMEEA trabalha diariamente norteada por valores essenciais e boas práticas, empenhando-se com seriedade, competência e, acima de tudo, com humanismo, para proporcionar ações eficazes e de grande qualidade.

Boas ideias que tendem a ficar pelo caminho por falta de parceiros, investidores, ajuda técnica… com a AMEEA ganham o empurrão para que possam ser implementadas! O sonho de deixar um legado passa a ser cocriado e partilhado com outras mulheres, ganhando a força e energia para se realizar.

Qual papel de Célia de Jesus Losa na associação?

Célia de Jesus Losa é a adjunta da presidente da AMEEA em todas as vertentes de ação, uma equipa de eficácia e eficiência ao rubro. Desenvolve a atividade no mundo, contribuindo para o crescimento da associação através de delegações nos países, apoiando as várias estruturas que vêm sendo criadas pela Europa e África e também já no Brasil, com delegação no Rio de Janeiro e um polo em Manaus.

Em Portugal, assume a representação presencial na região entre Douro e Minho, uma vez que cresci entre Esposende e Viana do Castelo, zona do país pela qual sou fortemente apaixonada. Neste contexto, as estratégias levadas à prática inserem-se em sete áreas fundamentais: apoio ao empreendedorismo de negócio; networking empresarial; formação profissional; feiras de empreendedorismo; seminários de empreendedorismo; congressos empresariais e galas de reconhecimento de mérito.

Célia de Jesus Losa tem formação superior em gestão pelo ISEG da Universidade de Lisboa e certificados oficiais que lhe reconhecem competências próprias em áreas relacionadas com negócios e pessoas. Dotada de um forte propósito de vida, é focada na construção de um caminho que potencie o desenvolvimento humano, o que lhe concede uma entrega plena e grande paixão no que faz e quer para o seu legado. Acredita que nada acontece por acaso, mas sempre quando estamos preparados para vivenciar cada experiência por uma razão que podemos descobrir quando nos permitimos ao olhar interior. Assim aconteceu o seu encontro com a AMEEA e a presidente em maio de 2021, criando-se um caminho que vem sendo marcado por uma constante de motivos que a inspiram e tornam inspiradora.

Quais são os destaques da Associação em 2022?

Ainda neste segundo semestre do ano, serão organizados dois grandes eventos da AMEEA Internacional em Portugal, são eles o congresso empresarial “Empreendedorismo Feminino no Desenvolvimento das Cidades” e a Gala de Reconhecimento “Galardões de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa e África”. O congresso vai acontecer em 20 de outubro no Axis Business & Spa Hotel em Viana do Castelo, sendo um evento de dia inteiro com convidados especiais e participantes de várias origens. Serão momentos de aprendizagem e reflexão com palestras e mesas redondas, encontros de Networking e também desenvolvimento pessoal e profissional com especialista de renome.

A gala será em 26 de novembro no Hotel Palácio no Estoril, junto a Lisboa. Este evento será um encontro de mulheres e homens de vários países, uma celebração de glamour alegria, onde serão evidenciadas mulheres mais ou menos públicas, mas todas com o seu papel de destaque na sociedade. Existirá jantar e confraternização, discursos e espetáculo a animar a noite. Ainda com data e local a confirmar está um jantar que pretende reunir em Networking os empresários de toda a lusofonia que estão com atividade de negócio em Portugal ou em vias de ter projetos concretizados neste país. Este é um evento que também acontecerá em outros países em 2023, conforme os países que acolham a AMEEA para esta conexão que dinamizamos.

Exemplos como apoio a missões empresariais, formação profissional e feiras de empreendedorismo também estão na atividade a desenvolver até final deste ano. Além disso, a AMEEA tem uma página muito ativa na rede social Facebook, onde realiza constantemente mesas redondas e outras dinâmicas de aprendizagem e partilha com transmissão em direto, ficando os vídeos gravados para visualização também em diferido. A ligação à página do Facebook é https://www.facebook.com/AMEEAPortugal e o nome da página é Mulheres Empreendedoras Europa e África.

O que está planeado para 2023?

O plano para 2023 da AMEEA Internacional já está em elaboração e, além do referido, desde já destacamos a celebração do Dia Internacional da Mulher na Cidade de Esposende em Portugal. Na região Norte, também prevemos uma grande feira de empreendedorismo, trazendo as empreendedoras de África com as suas artes e tradições ao Minho. Estamos em contatos para acertar, assim, que as câmaras municipais nos acolham.

Em Oeiras será o primeiro festival musical de Vozes e Artes no Feminino. O Congresso e a Gala são eventos a repetir, aliás, a gala deste ano vai já na sua sexta edição. Poderão vir a acontecer em outros locais de Portugal ou em outro país de África ou Brasil, assim se proporcione essa deslocação e realização no contexto da lusofonia. Outros eventos estão previstos também junto das nossas delegações pelo mundo, mas sobre cada um falaremos com mais certeza do tempo e local que vamos fazer acontecer.

Já foi criada também a AMEEA Solidária, um projeto que prevemos alavancar em 2023 com ações de apoio social a mulheres mais desfavorecidas ou em situações de risco. Em Portugal, já temos parcerias e tudo se prepara para serem mais e as dinâmicas começarem a acontecer com resultados efetivos. O mesmo poderá acontecer nas nossas delegações pelo mundo.

As formações sobre empreendedorismo, criação e gestão de negócios, com carater humanitário indo ao encontro das especificidades de cada região de África é também um dos nossos grandes projetos. Queremos empoderar mulheres para o desenvolvimento destes países, unir fronteiras pela troca de conhecimento e experiência. Temos na AMEEA as pessoas certas para o fazer, com sensibilidade e entrega pela causa da igualdade das mulheres com diferenças em todos os países.

O que a vossa Associação espera do futuro?

A AMEEA é uma associação com sólidos pilares de evolução, pois mais do que um projeto que faz acontecer empreendedorismo e negócios, pretende ser veículo para um futuro infinito e belo, visionado pelo propósito da sua fundadora e presidente Isabel Manuel Denascimento.

Tornar-se num legado que eleve o poder feminino da mulher quando se descobre pela autoconfiança. Quando desperta para o autoconhecimento que floresce da essência do seu sentir, Ser Mulher! Neste contexto, a estrutura AMEEA segue uma estratégia de semear pelo mundo a sua missão, assentando a ação num plano para fazer acontecer uma história universal de mulheres, força da natureza, canais de vida na Terra capazes de realizar coisas inimagináveis!

Crescendo em rede a associação floresce no seu propósito maior, criar uma sociedade e um mundo mais equilibrado e justo, onde mulheres e homens convivem em harmonia nos seus projetos, com igualdade nas oportunidades e ações pelo bem comum.

Ígor Lopes

One Comment

  1. Loozap

    Desde que os jovens ganhem com essas reformas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ucrânia quer receber convite de adesão à NATO na próxima semana

Ucrânia quer receber convite de adesão à NATO na próxima semana

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiha, pediu aos homólogos da NATO para emitirem um convite a Kiev…
Oxford estima subida na inflação em Moçambique em 2025

Oxford estima subida na inflação em Moçambique em 2025

A consultora Oxford Economics estima uma subida da inflação em Moçambique de 3,1% em 2024 para 4,9% em 2025. Esta…
Guiné-Bissau: Aumento alarmante dos jovens que partem de piroga de Bubaque para a Europa

Guiné-Bissau: Aumento alarmante dos jovens que partem de piroga de Bubaque para a Europa

A emigração clandestina está a ganhar proporções alarmantes em Bubaque, região de Bolama Bijagós, confirmou à e-Global Herculano Preto da…
Timor-Leste: Xanana pede a jovens que olhem para o futuro

Timor-Leste: Xanana pede a jovens que olhem para o futuro

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, pediu aos jovens nesta quinta-feira, 28 de novembro, para se focarem no desenvolvimento do país,…