Bruxelas sugere a líderes mais 500 milhões de euros em armas para Ucrânia

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, disse que propôs aos chefes de Estado e de Governo, reunidos em Versalhes, na França, a duplicação do financiamento de armamento para a Ucrânia, devido ao conflito com a Rússia nessa zona. A sugestão abordou assim os 500 milhões de euros suplementares. 

A afirmação foi feita nesta sexta-feira, 11 de março, durante a chegada ao Palácio de Versalhes para o segundo dia de trabalhos da cimeira informal, que reúne os líderes dos 27 países da UE. 

Borrell explicou que sugeriu “mais 500 milhões de euros de contribuição para o apoio militar à Ucrânia” através do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz. Isto aumenta para 1.000 milhões de euros o financiamento pela UE de aquisição e fornecimento de armas para apoiar as Forças Armadas ucranianas. 

“Fiz a proposta de duplicar a nossa contribuição e estou certo de que os líderes vão aprovar este dinheiro”, prosseguiu, acrescentando que “todos estão conscientes de que é necessário aumentar o apoio militar à Ucrânia e colocar mais pressão sobre a Rússia”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…