Cerca de dez migrantes foram atacados diariamente na Alemanha em 2016

Uma média de 10 migrantes na Alemanha foi alvo de ataques a cada dia durante o último ano, segundo dados divulgados pelo Ministério do Interior do país.

Dos 3 533 ataques a refugiados, 2 545 tiveram como alvos pessoas, enquanto 988 ataques foram realizados em abrigos (número inferior ao registado no anos anterior, 1.031 ataques). Paralelamente a estes números, divulgados em resposta a uma pergunta do grupo parlamentar da esquerda, o ministério também informou que houve 217 ataques a organizações não-governamentais que ajudam os refugiados e a voluntários.

Estes números, refletem apenas o número de ataques em 2016 porque dados detalhados não tinham sido monitorizados em anos anteriores.

“As pessoas que fugiram do seu país de origem e procuram proteção na Alemanha têm o direito de esperar abrigo seguro”, disse o ministério do Interior num comunicado divulgado pela BBC.

A ansiedade pública aumentou nos últimos anos em relação à expansão das comunidades de migrantes e receios de ataques terroristas em várias partes da Europa. Alguns políticos de esquerda afirmam que, apesar dos temores de que os migrantes possam comprometer a segurança nacional, a ameaça mais séria pode vir de grupos de extrema-direita que se opõem à imigração.

De acordo com o relatório anual do Ministério do Interior, em 2016, a Alemanha recebeu 280.000 requerentes de asilo, o que representa uma diminuição de 68% em relação ao ano anterior, quando 890.000 pessoas pediram refúgio no país.

A redução das entradas deveu-se, em parte, ao encerramento de uma rota migratória pelos Balcãs, bem como a um acordo negociado entre a Turquia e a UE para conter o fluxo de sírios provenientes da Turquia para a Europa através da Grécia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ganha pela segunda vez concurso ERC

A Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Ana Cristina Santos, acaba de ganhar um…
Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

Cabo Verde: PR propõe fundos para autonomia dos municípios

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propõe a criação de um Fundo de Desenvolvimento Local e…
Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

Timor-Leste: Representante da CPLP apela à participação nas presidenciais

O chefe da missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais em Timor-Leste, o…
Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Dia Mundial do Teatro celebrado no Rossio e online

Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro no Rossio, mas também noutras zonas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin