A UNICEF divulgou esta semana as condições dos habitantes da cidade de Avdiivka, na região de Donetsk, na Ucrânia. Devido aos combates intensos nos arredores da cidade, milhares de pessoas estão expostas a temperaturas muito baixas sem qualquer forma de se aquecerem. São mais de 17.000 pessoas afetadas, das quais 2.500 crianças, sem acesso a eletricidade, aquecimento ou água, devido à destruição das infraestruturas.
A água está a ser racionada e o abastecimento de água canalizada nas casas pode vir a parar. O abastecimento de água para outras localidades na região de Donetsk também foi interrompido depois do corte de energia à estação de tratamento de Donetsk, que abastece cerca de 400.000 pessoas.
No comunicado lê-se: “Não estão apenas em risco as vidas de milhares de crianças em Avdiivka, e todas as zonas em conflito, mas para piorar a situação, a falta de água e de eletricidade significa que as casas estão a ficar extrema e perigosamente frias e as condições de saúde a deteriorar-se”.