A energia nuclear continuará a ser fonte dominante de produção de energia na Bulgária até 2030, apesar dos planos do governo de mudar para a energia renovável.
O governo búlgaro está a colaborar com os Estados Unidos e com a Rússia no desenvolvimento de novas usinas nucleares. Mais especificamente está a preparar a construção de uma sétima unidade na usina nuclear de Kozloduy e a implantação da tecnologia de reator modular pequeno (SMR) da NuScale.
A participação de energia nuclear na produção total de energia era de 44% em 2020 e espera-se que permaneça acima de 40% até 2030.
“A produção de energia nuclear foi de 15,9 TWh em 2020, tornando a sua participação de 44% na produção total de energia no país e isso deve permanecer acima de 40% até 2030”, disse Pavan Vyakaranam, da GlobalData.
Já a participação das renováveis foi de 22,1% em 2018. De acordo com o projeto de Estratégia de Desenvolvimento de Energia Sustentável da Bulgária até 2030 com uma projeção até 2050, a produçao de eletricidade a partir de fontes renováveis deve crescer para 30,33%.