A ameaça terrorista que paira sobre a França levou a Câmara Municipal de Paris a cancelar vários eventos no verão. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Secretaria de Segurança Pública francesa, depois do atentado de Nice, que causou 84 mortos e centenas de feridos.
De acordo com o comunicado da polícia francesa, “os dispositivos de segurança em diferentes eventos foram objeto de um exame minucioso”. Um dos exemplos é a Paris Plages, uma praia artificial instalada todos os anos nas margens urbanas do rio Sena e em outros três locais, que foi inaugurada na quarta-feira.
De acordo com Matthieu Lamarre, responsável pelo evento, serão instalados blocos de cimento e barreiras. Carros estacionados na calçada vão impedir o acesso de veículos. O objetivo é impedir que um atentado dos moldes de Nice, onde um camião atropelou a multidão que assistia ao tradicional fogo de artificio de 14 de julho, se repita na capital. Também haverá controlo no acesso ao local.
A Secretaria de Segurança Pública francesa também decidiu cancelar alguns eventos na capital. Entre eles, o famoso cinema en plein air (cinema ao ar livre), em que filmes são exibidos em jardins públicos gratuitamente. Além disso, a transformação dos Campos Elísios em avenida reservada aos peões, prevista para 7 de agosto, também foi anulada.
A Câmara Municipal de Paris também decidiu cancelar um campeonato de basquetebol.