A ex-Presidente da Finlândia, Tarja Halonen, avançou que o seu país e a Suécia “vão pedir a adesão à NATO” ainda nesta primavera. A afirmação foi feita esta quarta-feira, 04 de maio, na Praia, capital de Cabo Verde.
“Penso que é muito óbvio que tanto a Suécia como a Finlândia vão pedir a adesão à NATO na primavera. Penso que é mais que certo”, disse numa conferência de imprensa, tendo sido citada pela “Lusa”.
Halonen está a cumprir uma visita de trabalho ao arquipélago africano, a convite da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género e no âmbito do projeto “Djuntu pa Igualdadi” (Juntos pela Igualdade).
Segundo a ex-chefe de Estado, finlandeses e suecos apoiam a adesão à Aliança Atlântica. “A Suécia tem grande tradição como país não-alinhado, como nós. É verdade que ao nível da União Europeia temos integrado missões de manutenção de paz e temos trabalhado também com a NATO nessa matéria. Considerando a nossa política nacional de defesa até agora não pensámos que precisaríamos de algo mais do que uma parceria com a NATO”, concluiu.