A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, que a invasão russa da Ucrânia representa “um importante risco económico para a região e para o mundo” e que a mesma pode afetar a recuperação económica.
“Estou muito preocupada com o que se passa na Ucrânia e, acima de tudo, com as consequências para pessoas inocentes. Isto adiciona um importante risco económico para a região e o mundo. Avaliamos as implicações e estamos prontos para apoiar os nossos membros se for necessário”, escreveu na rede social Twitter.
Depois do avanço das tropas russas sobre o território ucraniano, os mercados mundiais começaram a sofrer uma desestabilização, com a queda das bolsas e a subida das matérias-primas.
Devido a esta situação, encontram-se previstas várias reuniões de emergência. Sabe-se que o G7 vai reunir-se por videoconferência, os 27 países da União Europeia estarão numa cimeira em Bruxelas e a NATO convocou uma cimeira em formato digital para sexta-feira.