Forças curdas capturam na Síria importante jihadista francês

Combatentes curdos capturaram a 17 de dezembro, na região Hassaké na Síria, um dos mais importantes e influentes jihadistas franceses, Thomas Barnouin, que desde 2014 estava combater nas fileiras da organização terrorista Estado Islâmico.

Thomas Barnouin de 36 anos é oriundo de Albi no sudoeste da França. Converteu-se ao Islão em 2000 tendo progressivamente adotado a via radical religiosa, resultado das suas passagens nas mesquitas de Albi, Toulouse e Chateau-Chinon. Durante uma viagem a Medina na Arábia Saudita, Thomas Barnouin passou a adotar o nome Abdelhakim.

O nome de Thomas Barnouin está associado aos grupos de jovens franceses convertidos ao Islão que optaram por participar na Jihad. Segundo os serviços de segurança franceses, este jihadista convertido estaria também envolvido na rede de Olivier Correl, Sabrid Essid, Fabien Clain os quais eram próximos do terrorista Mohamed Merah, autor dos atentados de 2012 em Toulouse e Montauban.

Apesar de estar permanentemente sob a vigilância dos serviços de segurança franceses, Thomas Barnouin partiu em 2014, com a sua mulher e filhos, para Turquia com o objetivo de entrar na Síria e integrar as fileiras do Estado Islâmico.

No quadro da organização terrorista Estado Islâmico, Thomas Barnouin terá participado ativamente na logística que permitia a entrada de jihadistas estrangeiros, particularmente franceses, na Síria provenientes da Turquia. Thomas Barnouin é também apontado como um dos principais dinamizadores das células islamistas do sul de França dedicadas ao recrutamento de jihadistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin