França: Volta a calma a Ajaccio

A calma regressou a Ajaccio, Córsega, depois de dias de tensão, após a agressão ao bombeiro no bairro dos Jardins do Imperador.

Na véspera de Natal, atos de vandalismo foram registados no bairro dos Jardins do Imperador em Ajaccio. De acordo com fonte oficial, a polícia e os serviços municipais retiraram preventivamente 400 paletes de madeira, uma tonelada de pneus e um dispositivo incendiário. Na noite de 24 de dezembro paraa 25, os bombeiros foram chamados para combater um incêndio, que era uma emboscada, e foram atacados por dezenas de pessoas encapuçadas. Foram-lhes apontadas pedras, blocos de cimento, barras de ferro e bastões de basebol, de acordo com o testemunho de um bombeiro. Os atacantes conseguiram quebrar as janelas do caminhão, dois ocupantes ficaram levemente feridos e um policial veio para restaurar a ordem.

Sexta-feira 25, uma primeira manifestação pacífica de apoio aos bombeiros e polícias juntou de 600 pessoas. Mas no final do dia, entre 200 e 300 manifestantes juntaram-se no bairro dos Jardins do Imperador. Alguns gritavam “Árabes fora!” ou” Estamos em casa! “Os manifestantes estavam a tentar identificar e encontrar os autores do ataque do dia anterior.

À margem do encontro, uma sala de oração muçulmana, localizada perto da cidade, é atacada por um grupo de indivíduos, que também tentaram atear fogo a vários livros, incluindo exemplares do Alcorão. Perto da cidade, uma casa de kebabs foi danificada durante os incidentes.

Os protestos seguidos pela polícia, voltaram no sábado o que levou a que o Presidente regional da Córsega, Christophe Mirmand, tenha dado ordem de proibição para protestar no bairro dos Jardins do Imperador, válido de domingo 27 de dezembro, a segunda-feira, 4 de janeiro. Várias centenas de manifestantes marcharam durante a tarde de domingo, de forma calma noutros bairros populares de Ajaccio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Doze candidatos, todos homens, foram admitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, para as eleições a realizar no dia 28…
Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde terá Estevão Tavares Vaz como novo embaixador em Itália. O diplomata afirmou no seu discurso que, apesar de…
Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

A Província de Cabo Delgado registou um aumento de casos de tuberculose durante o ano de 2023. No total foram…
Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

O secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS), Gaspar Fernandes, candidato afastado da corrida à liderança da…