Grécia pretende ser porta de entrada da Europa para gás iraniano

A Grécia está em negociações com o Irão para garantir gás natural para as necessidades locais e tornar-se uma porta de entrada para o fornecimento de combustível para outras partes da Europa, disse o ministro da Energia grego, Panos Skourletis.

A Grécia produz pouco petróleo e quase não tem gás, enquanto o Irão é um membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e possui reservas de gás que estão classificadas como as maiores do mundo.

Os países concordaram, em janeiro, que o Irão irá fornecer petróleo em bruto à Hellenic Petroleum e compraria produtos petrolíferos refinados na Grécia. O acordo, possivelmente o primeiro acordo do Irão com uma empresa europeia desde o levantamento das sanções, abre caminho para a cooperação no mercado de gás também, declarou Skourletis numa entrevista em Atenas: “O Irão quer começar a vender o seu gás natural, na forma liquefeita, transportado em navios, e vê na Grécia um parceiro”.

O terminal de re-gaseificação, Revythousa, perto de Atenas, é um potencial ponto de entrada para o gás iraniano, muito embora o terminal de Alexandroupolis, no norte do país, seja também uma possibilidade. O Irão está interessado em ambos os locais “para exportar para a Europa”, disse Skourletis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin