África Subsaariana | Europa

Guiné-Conacri: União Europeia deseja a Alpha Condé todo o sucesso para o novo mandato

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o seu homólogo do Conselho Europeu Charles Michel enviaram uma carta conjunta ao recém reeleito presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, desejando todo o sucesso para o novo mandato.

“Em nome da União Europeia, após a sua reeleição para um novo mandato como Presidente da República da Guiné, desejamos-lhe o maior sucesso neste momento crucial da vida política nacional”, escreveram numa carta oficial.

Na missiva, Ursula von der Leyen e Charles Michel referem que a eleição presidencial de 18 de outubro, que encerra um “ano eleitoral movimentado, salpicado de violência e controvérsia, revelou profundas divisões”.

“Estas clivagens apelam a ações concretas para restaurar a harmonia nacional, a emergência de um debate público inclusivo e pacífico, abrindo espaço para as gerações mais jovens, pode contribuir para que seja inclusivo”, sublinharam os líderes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu.

Os responsáveis asseguraram ainda que “a União Europeia continua ao vosso lado para vos acompanhar neste caminho e na condução das reformas que são essenciais, trazendo prosperidade e dignidade a todos os guineenses”.

Reeleito para um terceiro mandato de seis anos, o presidente Alpha Condé fará o juramento de tomada de posse na terça-feira, 15 de dezembro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo