Irlanda: Resultados eleitorais deixam o país ingovernável

Após o ato eleitoral do último fim de semana na Irlanda, a coligação parlamentar que sustentou a governação de Enda Kenny durante os últimos quatro anos perdeu a maioria no Parlamento. O partido de Kenny, Fine Gael, conseguiu 25% dos votos, contras os 36% que tinha recebido nas eleições anteriores, ao passo que o outro partido da coligação parlamentar, de centro-esquerda caiu de 19% para 6,6%.

O principal partido da oposição, de centro-direita, Fianna Fail viu a sua votação subir de 17% para 24%.

Com estes resultados, entretanto já confirmados, nenhum dos dois principais partidos irlandeses parece estar em condições de formar uma coligação com maioria no parlamento.

A situação política na Irlanda poderá, assim, entrar num impasse, à semelhança de Portugal e Espanha, com a agravante de a rivalidade entre os dois principais partidos remontar à guerra civil de 1922-23, o que à partida exclui qualquer tipo de aliança entre os dois principais partidos irlandeses.

Acresce que o histórico partido Sinn Fein, com ligações históricas ao Exército Republicano Irlandês (IRA), subiu de 10% para 14%, tornando-se uma força política determinante para o futuro próximo do país.

No atual cenário, a formação de um governo minoritário parece ser a solução mais imediata, muito embora os analistas concordem que muito dificilmente deixarão de ser convocadas novas eleições no curto-prazo com o objetivo de encontrar uma solução de governo estável

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin