Pavel Sheremet, jornalista ucraniano, pró-ocidental e crítico do Kremlin, morreu esta quarta-feira, quando o veículo que dirigia explodiu no centro de Kiev, capital da Ucrânia.
Sheremet, nascido na Bielorrússia, mas de nacionalidade russa, conhecido pelas suas críticas ao regime do seu país e da sua amizade com a figura da oposição russa Boris Nemtsov, que também foi assassinado, vivia há cinco anos na Ucrânia, onde trabalhava para o influente orgão de comunicação Ukrainska Pravda e apresentava um programa matinal na rádio Vesti.
O jornalista, de 44 anos, chegou a revelar à Reuters que recebeu ameaças do Governo russo. Ainda assim, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko , desresponsabilizou-se deste caso e apontou as intenções a quem o fez: “Parece-me que isto foi feito com uma coisa em mente — desestabilizar a situação no nosso país”, justificou.
No Twitter, Poroshenko, afirmou que a morte de Sheremet é uma tragédia terrível e prometeu que os culpados serão punidos. “Era meu amigo íntimo. Simpatizo com sua família e amigos”, acrescentou.
A polícia ucraniana anunciou durante a tarde a abertura de uma investigação por assassinato premeditado, enquanto o ministro do Interior, Arsene Avakov, considerou que o crime pretendia desestabilizar o país.
“Um artefato explosivo improvisado, talvez controlado à distância ou por um retardador, explodiu. Segundo a investigação preliminar, o explosivo seria de 400 a 600 gramas de TNT”, disse através do Facebook um conselheiro do ministro ucraniano do Interior, Zoryan Shkirya, assegurando que todos os cenários são estudados.
Em 2002, Sheremet foi galardoado pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) pelas suas reportagens sobre violações dos direitos humanos na Bielorrússia, incluindo o desaparecimento de membros da oposição e jornalistas.
A OSCE pediu medidas que garantam a segurança dos jornalistas na Ucrânia.
Ukrayinska Pravda foi fundada por Georgiy Gongadze, um jornalista de investigação morto há 16 anos, cujo corpo decapitado foi encontrado numa floresta perto de Kiev.