Lavrov em visita oficial à Argélia com possível operação militar na Líbia no horizonte

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, esteve ontem em visita oficial a Argel, a convite do seu homólogo argelino, Ramtane Lagamar, para discutir questões regionais, nomeadamente as situações nas fronteiras da Argélia, no Norte de África e no Médio Oriente.

Esta é a quarta visita do MNE russo à Argélia nos últimos dez anos e acontece numa altura em que a probabilidade de uma operação terrestre por parte da coligação ocidental na Líbia aumentou.

A Argélia gostaria de a todo o custo evitar este desenlace, que colocaria o país à mercê de uma previsível nova vaga de refugiados com consequências destabilizadoras do ponto de vista social e securitário. No entanto, a eventualidade de uma nova ofensiva militar na Líbia faz da Argélia um parceiro determinante para o sucesso da mesma.

A luta contra o terrorismo e as flutuações dos preços do petróleo nos mercados internacionais também estão na agenda da visita do chefe da diplomacia russa. Os dois lados vão “avaliar a cooperação em domínios económico, técnicos, científicos e culturais, à luz da 7ª sessão da Comissão Conjunta argelino-russa realizada em Moscovo em julho de 2015”, de acordo com nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino.

Lavrov manteve ainda encontros com o presidente Abdelaziz Bouteflika e o primeiro-ministro Abdelmalek Sellal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Brasil: zero imposto

Brasil: zero imposto

Com vistas à eleição presidencial, Governo Federal zera imposto de importação no etanol e de alimentos básicosO governo federal anunciou…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin