Ministro do Interior Alemão propõe reestruturação da segurança nacional

Em artigo de opinião publicado hoje no jornal diário Frankfurter Allgemeine Zeitung, o Ministro do Interior alemão, Thomas de Maiziere, propôs uma série de alterações à segurança alemã na sequência do atentado terrorista no mercado de Natal de Berlim que matou 12 pessoas.

As propostas do ministro, membro do partido da Chanceler Angela Merkel, centram-se em dar às autoridades federais maiores poderes em termos de assuntos de segurança interna, responsabilidade que até agora está dividida entre o governo federal e os 16 governos estatais.

As deportações são actualmente responsabilidade de cada estado, e Maiziere pediu uma maior cooperação nesse assunto, sugerindo a criação de “centros de partida” federais, perto de aeroportos, com a capacidade de gerir os deportados nos últimos dias ou semanas na Alemanha.

Cada estado tem o seu ramo de informações interna, além do departamento federal. O ministro pretende colocar todo o sistema sob controlo federal, pedindo em simultâneo um aumento das capacidades destas políticas.

Ao nível da União Europeia, Maiziere advogou a criação de um mecanismo com capacidade para lidar com afluxos enormes de migrantes, permitindo uma gestão destes processos de forma mais rápida. Estes mecanismos poderão ser coordenados e geridos sob co-responsabilidade entre a União Europeia e os estados-membros onde estas instalações ficarão sediadas.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…