Europa | Moçambique

Moçambique: Espanha disposta a fornecer apoio militar para o combate ao terrorismo

Governo da província de Cabo Delgado

O embaixador da Espanha em Moçambique, Alberto Cerezo, disse na terça-feira em Maputo que o seu país está disposto a oferecer apoio militar a Moçambique para combater os rebeldes na província de Cabo Delgado, no norte do país.

Em declarações à imprensa na sequência de um encontro com o Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, o embaixador disse que as autoridades espanholas já manifestaram interesse na cooperação militar com Moçambique em matéria de antiterrorismo. Seguiu-se a União Europeia e os Estados Unidos que também já manifestaram a sua disponibilidade no apoio.

“Temos experiência no combate ao terrorismo e estamos disponíveis para ajudar Moçambique. Estaremos aqui para o que for preciso”, reforçou o embaixador.

O porta-voz do governo, Filimao Suaze, declarou em conferência de imprensa que o conflito armado em Cabo Delgado não afeta apenas Moçambique e o norte do país, mas também constitui uma ameaça para toda a região do continente.

Segundo o governo moçambicano, os atentados terroristas mataram mais de 1.100 pessoas, provocando o deslocamento de centenas de milhares que desde 2017 necessitam de ajuda humanitária.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo