Novo projeto para facilitar a integração dos RPAS no espaço aéreo europeu

A Agência Europeia de Defesa (AED) e um consórcio industrial liderado pela Airbus Defence and Space lançaram hoje um novo projeto para contribuir para a integração de Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotamente (RPAS) no espaço aéreo comum na Europa.

O projeto irá apoiar o uso de ambos os RPAS, civis e militares, no espaço aéreo da Europa e a sua integração nas operações aeroportuárias abordando várias lacunas de capacidade identificadas no Grupo Europeu de Condução de RPAS (ERSG) para inserção do tráfego aéreo. O projeto contribuirá para a definição das normas europeias que irão fornecer as condições técnicas para a certificação de descolagem e aterragem do automático, e para as funcionalidades de automação e recuperação de emergência, no âmbito do quadro regulamentar atualmente a ser produzido.

Para atingir esses objetivos, serão desenvolvidas soluções técnicas e processuais, demonstradas por meio de simulações e testes de voo. Além disso, o projeto inclui o desenvolvimento de projetos de normas em cooperação com a Organização Europeia para o Equipamento da Aviação Civil (EUROCAE).

O projeto também conta com a colaboração de outras partes interessadas importantes, tais como a Agência Europeia de Segurança da Aviação (AESA) e a Eurocontrol.

Roland Van Reybroeck, Diretor da Cooperação, Planeamento e Suporte da EDA explica: “Estes projetos, fortemente impulsionados por necessidades militares, têm conseguido resultados tangíveis, mas há uma necessidade de proceder a novos investimentos, tendo em vista o estabelecimento de normas de utilização e satisfazer as necessidades de regulação civis”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin