ONU diz que inverno para Ucrânia poderá ser “questão de vida ou morte”

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que o inverno poderá ser “questão de vida ou morte” para os cidadãos ucraniano atingidos pela guerra. Esta afirmação foi feita pelo porta-voz do gabinete humanitário da ONU na Ucrânia, Saviano Abreu, em entrevista à “Lusa”.

Segundo a fonte, trata-se de uma situação vista pelas organizações humanitárias na Ucrânia como uma “prioridade máxima”. Isto porque “o inverno pode significar uma questão – temos que ser muito realistas – de vida ou morte para muitas pessoas aqui na Ucrânia”.

“O inverno aqui é duro, podendo chegar a temperaturas de 20 graus negativos. Podemos imaginar o que é viver numa casa que está danificada, sem portas ou sem janelas, ou numa área onde as pessoas perderam acesso a gás para poder aquecer as casas”, partilhou.

Ainda de acordo com Saviano Abreu, as organizações humanitárias no terreno estão já a trabalhar para conseguir chegar às pessoas que poderão ser mais afetadas pelas baixas temperaturas. Fazem  entrega de consumíveis, realizam eventuais reparações nas casas ou melhoram os acessos aos centros urbanos e ao gás.

“Temos que temer pela vida dessas pessoas. É uma das prioridades máximas que temos agora. Estamos a trabalhar para que as pessoas possam estar de uma maneira digna e aquecida durante este inverno, que pode ser mortal se não conseguirmos oferecer essa ajuda necessária”, concluiu.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…
Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…
Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

O Governo angolano assegurou nesta quinta-feira, 24 de novembro, que vai entregar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)…