O Parlamento Europeu decidiu nesta terça-feira, 09 de maio, que vai deliberar com urgência uma proposta da Comissão Europeia que visa possibilitar o uso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investir na indústria de produção de munições.
Os eurodeputados aprovaram o avanço no processo de deliberação do Mecanismo de Apoio à Produção de Munições (Act in Support of Ammunition Production, ASAP) com 518 votos a favor, 59 contra e 31 abstenções, indica a “Lusa”.
O Parlamento Europeu vai então poder decidir sobre a proposta na próxima sessão plenária, agendada para 31 de maio e 01 de junho, em Bruxelas.
O ASAP, apresentado pela Comissão Europeia no dia 03 de maio, propõe disponibilizar imediatamente 500 milhões de euros para modernizar as fábricas que produzem munições de artilharia que já existem nos Estados-membros da União Europeia. O objetivo consiste em garantir o fornecimento de munições à Ucrânia.