Pode a Europa sobreviver sem o gás russo?

Can Europe Survive Without Russian Oil?

 

A tensão aumenta na Europa Oriental, enquanto o mundo ocidental dá à Rússia novas sanções. No mês passado, o presidente Obama e a União Europeia impuseram sanções, na esperança de dissuadir o Presidente Putin de novas agressões e pôr fim ao seu apoio a separatistas da Ucrânia. O objetivo das sanções anteriores era de se concentrar em indivíduos e empresas específicas, enquanto as mais recentes visam os principais pilares da economia russa.

A indústria do petróleo é um dos principais alvos, já que a Rússia se tornou o maior produtor de petróleo do mundo e é responsável por uma grande parte da economia russa. No entanto, as sanções contra a Rússia não atingem o setor de gás natural do país ou a sua propriedade estatal Gazprom, pois cerca de um terço do abastecimento de gás da Europa vem da Rússia. No ano passado, a Gazprom exportou 162 mil milhões de metros cúbicos de gás para a Europa.

O agravamento das sanções de petróleo tem potencial para grandes aumentos de preços para a Europa, especialmente no inverno, que é o período de pico de consumo de gás. Se a Rússia cortar o gás para a Europa, então muitas nações terão de encontrar outros fornecedores de gás, o que vai, inevitavelmente, aumentar os preços. Além disso, o Presidente Putin assinou um contrato de petróleo de 20 mil milhões de dólares com o Irão para atenuar as sanções petrolíferas ocidentais. O acordo vai ter as duas nações a cooperar na produção e venda de petróleo, e a Rússia vai ajudar a desenvolver infra-estruturas e equipamentos de energia do Irão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Moçambique: Governo promete igualdade de género

Moçambique: Governo promete igualdade de género

O Governo moçambicano reiterou o compromisso de trabalhar para garantir a igualdade de género no país, em conjunto com todos os intervenientes sociais. O foco, disse,…
Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

Deputado Paulo Porto dedica mensagem à diáspora portuguesa

O deputado Paulo Porto, eleito pelo círculo de fora da Europa, gravou uma mensagem para a diáspora portuguesa em virtude…
Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Timor-Leste sofre subida de denúncias de violência de género

Os casos de violência de género reportados à justiça quase duplicaram em Timor-Leste, tendo estas denúncias sido feitas em vários municípios. Isto acontece depois…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin