O Reino Unido informou que vai reforçar as sanções contra a Rússia através de uma aprovação de legislação ocorrida nesta segunda-feira, 07 de março, que acelera o processo de apreensão de bens como propriedades imobiliárias ou iates a pessoas ligadas ao regime do Presidente russo, Vladimir Putin.
Trata-se de mudanças na Proposta de Lei de Crimes Económicos, que foram apresentadas pelo Governo. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, as mesmas poderão mudar a forma como as pessoas são sancionadas.
Esta legislação, cuja aprovação vai ser apressada no Parlamento num único dia, tem sido motivo de pressão da oposição, que criticou a demora do Executivo em atingir os oligarcas russos com dinheiro e bens no país.
De acordo com o Governo, as medidas vão permitir que o Reino Unido se alinhe mais rapidamente com as sanções individuais impostas por aliados como a União Europeia, os Estados Unidos ou o Canadá, através da aplicação de um “procedimento de designação urgente”.
O incumprimento dessas medidas poderá levar a multas de até 2.500 libras (3.030 euros) por dia ou penas de prisão até cinco anos.