Um grupo de mães de soldados russos decidiu unir-se a um grupo ativista para lançar uma petição online onde é exigida a retirada das tropas de Moscovo da Ucrânia.
Trata-se de uma campanha organizada pelo grupo Russian Feminist Anti-War Resistance, que foi lançada neste domingo, 27 de novembro. Essa data coincide com o Dia das Mães na Rússia.
A petição contava com mais de 1500 assinaturas no domingo. O objetivo é fazer com que o Kremlin não envie os soldados “para a morte”, havendo ainda críticas ao facto de os mesmos irem combater sem equipamentos de adequados.
“A chamada ‘operação militar especial’ vai para nove meses, trazendo destruição, luto, sangue e lágrimas. Tudo o que acontece na Ucrânia e preocupa os nossos corações na Rússia. Independentemente de nossa nacionalidade, religião ou condição social, nós – as mães da Rússia – estamos unidos num desejo: viver em paz e harmonia, criar nossos filhos sob um ambiente pacífico e sem temer por seu futuro”, lê-se na petição publicada no site www.change.org.
Recorde-se que o conflito em território ucraniano foi iniciado a 24 de fevereiro.